segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Geografia - Clima parte 2


            Os impactos ambientais atmosféricos são causados pelo uso de combustíveis fosseis desmatamento e industrialização e podem causar elevação do nível do mar, formação de desertos e chuva ácida.
            A chuva ácida é formada pela reação entre a poluição e o vapor da água em determinadas condições de temperatura e pressão, pode ocorrer em qualquer lugar, apesar de ser comum na Escandinava, pois o ar está em constante movimento e apresenta-se é prejudicial à saúde.
         A camada de ozônio bloqueia a entrada de raios ultravioletas na Terra, mas produtos que contém CFC e aerossóis acabam formando buracos na camada de ozônio, permitindo a passagem dos raios ultravioletas, que prejudicam ao ser humano, através de doenças de pele e de problemas de visão. Os buracos na camada de ozônio são maiores nos polos, pois é para lá que a massa de ar se desloca com a poluição.


          O efeito estufa garante a vida na terra, mas seu agravamento pode provocar retenção de calor na Terra, resultando na elevação do nível do mar devido ao derretimento das calotas polares, alteração na dinâmica atmosférica – excesso de chuvas ou de estiagem e morte de corais.
                  Existem o protocolo de Kyoto e de Montreal, e este é mais respeitado por exigir a produção de produtos com CFC, já o de Kyoto exige uma diminuição na produção.

         A inversão térmica é mais comum no inverno, pois a massa de ar fria empurra a massa de ar quente para cima, portanto ela se mantém sob a superfície retendo a poluição, diferentemente do fluxo normal, onde a massa de ar está sob a superfície e esse se eleva a altas altitudes, onde a poluição será dissipada.

            As ilhas de calor são formadas por influência do excesso de concretagem, pouca vegetação e industrialização (concentração de gases estufas).

            Smog é noveiro de fumaça, formada por reação de SO2 e nevoeiro, apresenta-se tóxico, é comum no México.

            El niño é o aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico sul, promovendo maior quantidade de chuvas no Sul do Brasil e menor quantidade de chuva no litoral brasileiro e la niña é o resfriamento anormal das águas do oceanos Pacífico sul, provocando secas na região Sul do Brasil; esse dois fenômenos promovem também uma diminuição da produção agrícola, o que vai fazer com que os preços desses produtos aumentem.
As condições propostas pelos impactos ambientais atmosféricas, apresentam-se muito prejudiciais à saúde humana, podendo promover certas doenças como rinite, bronquite, gripe e etc.


Consequências relacionadas à saúde e economia:
O El niño provoca a chuva no Atlântico Sul e provoca seca no Pacífico norte, as massas de ar também podem provocar chuvas em áreas de baixa pressão e secas em áreas de alta pressão e as correntes marítimas quentes provocam chuvas e as correntes frias provocam secas.

O excesso de chuva ou estiagem prejudicam a agricultura, os pastos das vacas, que passam a produzir menos leite, portanto o seu preço aumenta; assim, como as geadas podem destruir as hortaliças, aumentando os seus preços.

As correntes marítimas frias são favoráveis a atividade pesqueira (Peru) e as quentes ao turismo (Nordeste).

            Quando o clima apresenta-se mais seco e frio, é comum as pessoas ficarem em locais fechados com muita gente, o que facilita a transmissão de doenças e a sua falta de higiene também contribui para essa transmissão. São comuns doenças como asma, bronquite, sinusite, rinite e conjuntivite.

            Doenças com a dengue, a malária e a leishmaniose são comuns em climas quentes e úmidos, mas não só são proliferadas nessas áreas. É necessário o hábito de limpeza, não deixar água parada – dengue e não deixar os terrenos sujos (matéria orgânica em decomposição) – leishmaniose. Se ocorrer algumas dessas doenças em áreas frias, onde não são comuns, é consequência do efeito estufa.

         Há um aumento do preço do leite e de derivados e de hortaliças no inverno, devido às poucas chuvas -> menos capim, vaca se alimenta menos; e geadas -> destroem a plantação.

          Em áreas de clima seco, deve-se usar da irrigação, que também pode prejudicar o solo, provocando sua salinização.


        O El niño, la niña, aquecimento global interferem na temperatura, circulação do mar, abastecimento urbano, transporte marítimo e geração de energia -> quando há falta de água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário