terça-feira, 9 de setembro de 2014

Barroco - Literatura

Contexto histórico cultural:
Surge na Itália, com o mercantilismo, urbanização e protestantismo - que influencia na arte barroca.

O protestantismo surge para questionar a venda de indulgências e aprova o lucro por meio do trabalho e exige a interpretação individual da Bíblia.

A Igreja Católica começa entào a perseguir os protestantes, considerando-os hereges e utiliza de tais artefatos:
- Tribunal do Santo Of'ício: que propõe penas de morte e confisco de bens dos hereges.
- Índice de livros proibidos
- Companhia de Jesus - os jesuítas passam a  evangelizar (ensinam dogmas católicos) e combater os protestantes
Visão do homem barroco:
O homem barroco é um ser atormentado, que apresenta dúvidas existenciais, de um lado há a culpa religiosa pelos pecados e de outro a visão racional humanista que propõe a libertação da Igreja e dá ao homem a condição de decidir seu próprio caminho através da razão.

Gêneros literários:
No barroco existem duas correntes: conceptismo ou quevedismo e cultismo ou gongorismo.

O cultismo se preocupa com a estética do texto, normalmente são poesias, que utilizam de figuras de linguagem e jogo de palavras, apresenta um texto bem estruturado com uso de palavras elaboradas e há todo um rebuscamento. Ex.: Gregório de Matos.

Gregório de Matos participou do Barroco brasileiro, escreveu poesias líricas e satíricas:
Na poesia lírica amorosa, Gregório retrata a mulher, elevando-a a uma condição elevada de beleza, a compara-a com a beleza divina e da natureza, mas também vê a mulher como ser que leva ä perdição, sua beleza enfeitiça e desvia seu olhar de Deus e leva-o para o mundo, para o pecado.
Na poesia lírica filosófica, Gregório faz indagações sobre o tempo, a pouca duração das coisas, as repentinas transformações, do belo para o feio, da luz para a escuridão. Retrata a fugacidade do tempo e questiona a existência do homem. (nascer, morrer; beleza, velhice)
Na poesia lírica sacra, Gregório faz apelo a Deus, pede perdão irônico, abusa da boa vontade de Deus, pedindo perdão infinito aos seus pecados frequentes e inacabáveis. Ele se volta para Deus, reconhecendo seus erros. (perdoar, condenar)
Na poesia satírica, Gregório ridiculariza e critica os religiosos e"puxa-sacos"dos que estão no poder, denuncia os problemas da sociedade.

O conceptismo se preocupa com o conteúdo do texto, normalmente são prosas, apresenta palavras que possuem significado considerável que tenham relação com o que está sendo dito.
Ex.: Padre Antônio Vieira.

Temas recorrentes: Os temas são normalmente religiosos, que mostram a fraqueza e feiura humana, através da magreza, doenças, além mostrarem o arrespendimento e castigo, há uma grande dor e sofrimento tratado.

Características: Fusionismo - mistura do sagrado e profano e luz e sombras nas pinturas, do racional e irracional e antíteses e paradoxos na literatura.
Pessimismo e feísmo - apresenta uma maior expressividade - dor e sofrimento nos pecados - e o feio do humano (velhice, magreza e doenças), mostrando como somos miseráveis e nossa vida é frágil nas pinturas.
Rebuscamento - excesso de detalhes, jogo de cores, símbolos, absurdos, disformidade, ouro e prata, tudo para deixar as pinturas , esculturas e arquiteturas mais chiques, mais complexas, extravagantes.
Escultura: Retrava-as com mais expressividade e movimento, além de traços realistas e havia menor nudez (mais roupas e dobras).
Arquitetura: Uso de anjos e santos, mais detalhes, curvas, formas geométricas misturas, muito ouro e prata.

Há um uso intenso de paradoxos, antíteses, metáforas e hipérboles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário