Gametogênese masculina: Os espermatozóides passam pelas seguintes fases até se tornarem espermatozóides.
Primeiramente, os espermatogônios passam por mitoses, formando quatro espermatogônios - fase germinativa. Esses espermatogônios passam por uma fase de crescimento, virando espermatócitos I. Esses espermatócitos então, passaram pela mitose I, virando espermatócitos II e pela mitose II,virando espermátides.
Por fim, essas espermátides passaram pela espermiogênese, onde viram espermatozóides, ocorre a formação do flagelo pelo alongamento dos centríolos e do acromosso pelos complexos de golgis. É importante destacar que um espermatogônio dará origem à quatro espermatozóides.
Sistema genital feminino: É constituído por vagina - por onde ocorre a relação sexual e por onde é eliminada a menstruação, útero - onde o embrião se desenvolve, tubas uterinas - onde ocorre a fecundação e ovários - onde são produzidos os óvulos e os hormônios sexuais femininos: estrógeno e progesterona.
Gametogênese feminina: Os óvulos passam pelas seguintes fases até se tornarem óvulos.
Primeiramente, as ovogônias passam por mitoses, formando quatro ovogônias - fase germinativa. Essas ovogônias passam por uma fase de crescimento, virando ovócitos I. Esses ovócitos então, passaram pela mitose I, virando um ovócitos II e um globulo polar. E passam pela mitose II, após a fecundação, tendo como produto três glóbulos polares e um óvulo. É importante destacar que uma ovogônia dará origem à um óvulo.
O óvulo apresenta as seguintes estruturas: núcleo - onde estão contidos os materiais genéticos, corona radiata - formada por células foliculares, zona pelúcida - que protege contra danos mecânicos e impede a entrada de outros espermatozóides e grânulos corticais - onde são produzidas as enzimas que agem sob a zona pelúcida, impedindo a entrada de outros espermatozóides após a fecundação.
Exitem métodos contraceptivos, ou seja, que evitam a gravidez indesejada. Eles podem ser:
- de Barreira: camisinhas - impede a fecundação e transmissão de DSTs e, diafragma - impede a fecundação;
- Cirúrgicos: Laqueadura - corte das tubas uterinas e fechamento desse corte e, Vasectomia - corte dos ductos deferentes e fechamento desse corte; esses metódos impedem a saída dos gametas do local de onde foram produzidos;
- Hormonal: pílula anticoncepcional - impede a ovulação (regulas os níveis de L.H e F.S.H no sangue), pílula do dia seguinte - impede o desenvolvimento do zigoto, injetável - injecta-se hormõnios que regulam a ovulação e, DIU (dispositivo intrauterino) - libera substâncias que matam os espermatozóides e permanece dentro do útero.
- Comportamental: tabelinha - evita ter relações sexuais no período fértil e, coito interrompido - tenta não ejacular na vagina (retira o pênis na hora da ejaculação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário