segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Tecido epitelial e conjuntivo - BIOLOGIA

Os tecidos são células semelhantes e especializadas em determinada função.


Os tecidos podem ser:
- Epitelial: Tem como funções: o revestimento (epiderme, mucosas e serosas) e a secreção (glândulas).

- Conjuntivo: Tem como funções: o preenchimento (adiposo e propriamente dito), sustentação (cartilaginoso e ósseo), defesa e transporte (homeotopoético).

- Muscular: Tem como função: o movimento.

- Nervoso: Têm como funções: receber e transmitir impulsos nervosos.





Tecido EPITELIAL
*É um tecido flexível, que apresentam suas células bem juntinhas e com pouco espaço e com pouca matriz intercelular.


É classificado quanto à quantidade de camadas de suas células (simples - uma, estratificada - duas ou mais) e quanto à forma de suas células (cúbica, prismática e pavimentosa).






Epiderme: É a camada mais externa de nosso organismo, funciona como a membrana plásmatica da célula, controla a entrada e saída de substâncias (evita a perda de água e entrada - por exemplo na piscina - evita a perda de substâncias necessárias em nosso organismo e impede a entrada de microorganismos) e também funciona como meio de defesa (também evita o atrito).
- Nela é produzida uma proteína, a queratina que funciona como impermeabilizante. Também existem células da epiderme (melanócitos) que produzem um pigmento escuro, a melanina, que é responsável pela coloração da pele (quanto menos melanina, mais clara será a pele e menor a proteção contra os raios solares).
- É constituída por uma camada de células mortas, o estrato córneo, onde estão as queratinas.

Estruturas:
http://www.peleemdia.com.br/wp-content/uploads/2012/11/camadas.pnghttp://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/03/camadas-da-pele.jpg

Mucosas e serosas: As mucosas são camadas que revestem os órgãos internamente, como a mucosa nasal, bucal, intestinal e gástrica. As serosas são camadas que revestem os orgãos externamente, como a pleura - reveste o pulmão, o peritônio - reveste os órgãos abdominais e o pericárdio - reveste o coração.


Glândulas: Apresentam funções secretoras, ou seja, liberam secreções - substâncias que não servem para nada, são coisas ínúteis. As glândulas são formadas a partir da invaginação do epitélio e podem ser exócrinas ou endócrinas. As exócrinas secretma para o meio externo, pois se comunica com ele através de um ducto (glândulas salivares, mamárias e lacrimais), já as endócrinas secretam para o meio interno, no sangue, especificamente (hipófise, glândulas adrenais, glânduta tireoidea).
As glândulas exócrinas podem ainda ser classificadas como holócrinas (eliminam células), meróclinas (eliminam secreção) e apócrinas (eliminam células e secreção).


Tecido CONJUNTIVO
* É um tecido mais rígido, por apresentar fibras.
* Apresentam suas células mais afastadas uma das outras e com muita matriz intercelular.


Podem ser:
- Propriamente dito: frouxo ou denso.
- Com propriedades especiais: adiposa, reticular (com função homeotopoético relacionado ao sangue e à linfa).
- Com consistência rígida ou com função de sustentação: ósseo e cartilaginoso.

Tecido conjuntivo propriamente dito:
O tecido conjuntivo propriamente dito apresenta função de preenchimento, nutrição e defesa.
Pode ser:
- O frouxo apresenta suas estruturas mais distantes e desorganizadas, é encontrado envolvendo nervos, vasos e músculos. Têm com funções a cicatrização, a defesa (contra microorganismos) e preenchimento.
- O denso apresenta maior quantidades de fibras colágenas e fibroblastos. Podendo ser modelado ou não modelado. Modelado quando apresenta suas células e fibras bem organizadas, alinhadas e tal. O modelado forma os tendões e não modelado está presente recobrindo as cartilagens e ossos.


Estruturas:
Fibroblastos - células produtoras de fibras.
Fibras colágenas
Fibras elásticas
Macrófagos - responsáveis pela defesa do tecido (englobam os microorganismos).
Plasmócito - célula produtora de anticorpos
Célula adiposa - funciona como reserva de energia

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipVSlmnqT9tgaVGIBTyDWstIIc9EIxirDTj-4neD0oPv-DwacZiVot_5QTewk_UO4uwC-RaOp9diiG67gp6NisiYcMOxa3SgJcjy8NdCh8zH5p8UssXXteISjHNY2DQBRBP5wL10LSJCk/s1600/_1048_3.gif

Tecido adiposo:
O tecido adiposo tem função de reserva de energia, amortecedor de choque mecânicos e isolante térmico. Presente em áreas próximas aos rins e coração.


Tecido cartilaginoso:
O tecido cartilaginoso é um tecido rígido, mas flexível. Tem função de sustentação óssea, revestimento de áreas relacionadas ao movimento, de unir os ossos e evitar o atrito entre eles, e promover seu crescimento.
Pode ser elástico ou fibroso. O tecido cartilaginoso elástico apresenta fibras elásticas e é mais resistente e está mais relacionada ao revestimento, como da tuba auditiva, partes da laringe e epiglote. Já o fibroso apresenta fibras colágenas e é mais flexível, meio relacionado ao movimento, pois está presente em, tendões, articulações e ligamentos.

Tecido ósseo:
O tecido ósseo é um tecido rígido com função de sustentação, movimentação, proteção de órgãos internos, produção de minerais e íons (K+ e Ca++) e de sangue (na medula óssea vermelha, no tutano do osso).
Os ossos em si são órgãos, pois apresentam vários tecidos: cartilaginoso, ósseo, reticular, nervoso e adiposo. Eles podem ser compactos ou esponjosos (com cavidades - buracos - entre o tecido ósseo).
O esqueleto axial é a sustentação, é a parte central do esqueleto humano.

Estruturas dos ossos:
Canais centrais
Canal de Havers - comunica o canal medular com a parte externa do osso.
Osteócitos - células produtoras de matriz (organizadas em colunas com menor atividade metabólica).
http://dc111.4shared.com/doc/k-O66lOZ/preview007.png


Tecido reticular -> Linfoide -> Linfa -> Defesa do organismo
Tecido reticular -> Mieloide ->Sangue:

- É um fluido presente em todo o corpo. é constituído pelo plasma (60%) e por glóbulos (40%).

+O plasma é a parte líquida, constituída de água e proteínas e sais minerais, além de albumina.
+Os glóbulos podem ser: vermelhos/hemácias, brancos/leucócitos ou plaquetas.
+As hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio. Os leucócitos são responsáveis pela defesa do organismo, pois produzem articorpos (linfócitos B) ou fazem fagocitose (linfócitos T). Já as plaquetas são responsáveis pela coagulação sanguínea.
- O sangue é produzido na medula óssea vermelha, no tecido homatopotético, mais especificamente o tecido mielóide.

Termos relacionados aos leucócitos
Diapedese: capacidade de o leucócito sair do vaso sanguíneo.
Fagocitose: Englobamento de bactérias ou vírus.




*É possível detectar algumas doenças pelos exames de sangue, por exemplo:
Se há um baixo número de plaquetas, a pessoa pode vir a ter uma hemorragia caso se machuque.
Se há um baixo número de hemácias, a pessoa deve estar com anemia.
Se há um baixo número de leucócitos, a pessoa pode vir a ter uma infecção.


*A leucemia é causada pela baixa produção de tecido homatopotético, que pode ser mielóide ou linfóide. O mielóide produz as células do sangue, contudo, é possível corrigir com um transplante de medula óssea, pois vai passar a produzir hemácias. O linfóide produz os glóbulos brancos, que quando alterados levam à leucemia e nesse caso, o transplante de medula não funcionaria.



COAGULAÇÃO SANGUÍNEA
O fígado juntamente com a vitamina K produz protrombina (enzima inativa) e fibrôgenio (proteína solúvel) que circulam pelo plasma. Quando uma vaso é rompido, as plaquetas entram em ação produzindo tromboplastina quando com Ca++ , que transformará a protrombina em trombina (enzima ativa). A trombina vai transformar o fibrogênio e fibrina (proteína insóluvel), que se separa da água e impede a perda de sangue (rede de fibrina - coágulo).



Pele: derme e hipoderme
A derme e a hipoderme também são tecidos conjuntivos. A derme é a camada inferior à epiderme e aonde estão os anexos da epiderme: glândulas sebáceas - produzem um óleo que lubrifica a pele e pelos e glândulas sudoríparas - produzem suor, que é liberado na epiderme para regular a temperatura corpórea. Nela estão presentes os vasos sanguíneos, que têm como função nutrir as células da epiderme e tambem apresenta terminações nervosas, por isso, é mais sensível e nela, as suas células estão vivas em constante mitose.

Já a hipoderme é constituída por células adiposas, localizada abaixo da derme. Funciona como isolante térmico e reserva de energia.

*As radiações solares são benéficas à pele no sentido de estimular a produção de vitamina D, mas os raios ultravioletas são mais perigosos, pois atingem as áreas mais profundas da pele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário