*Principais recursos minerais produzidos/extraídos no Brasil:
O ferro, o manganês, o ouro, o nióbio, o níquel, o estanho, a bauxita, o cobre e o sal.
*Principais países produtores de cada minério:
FERRO - China, Brasil, Austrália e Índia.
NIÓBIO - Brasil ...
NÍQUEL - Canadá, Indonésia e Nova Caledônia.
ESTANHO - China, Indonésia, Peru e Bolívia.
BAUXITA - Austrália, Brasil, Índia e China.
COBRE - Chile, EUA, Peru e China.
SAL - Brasil
MANGANÊS - China, África do Sul e Brasil.
*Principais países exportadores de minérios do Brasil:
Argentina, Alemanha, Japão, China, EUA e Holanda.
No Brasil, a região Sudeste é uma grande compradora, por apresentar grandes indústrias, necessitando de recursos minerais.
*Principais áreas produtoras de minérios no Brasil:
- SERRA DOS CARAJÁS: Localiza-se no Pará. É grande produtora de ferro, manganês, nióbio e estanho. As principais obras feitas nessa área foram a estrada de Carajás e a hidrovia do rio Tocantins.
Os minerais são transportados para a Ponta da Madeira e Porto de Itaqui (São Luís), onde existem várias siderúrgicas e metalúrgicas.
A “Província Mineral de Carajás” é uma das regiões mais ricas em minérios do mundo onde se produz o melhor minério de ferro (com maior teor de ferro).
Investimentos quanto ao transporte de minérios não são os únicos necessários e existentes. Dentro do Projeto Grande Carajás, houve a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí para poder abastecer indústrias siderúrgicas para produzir alumínio que surgiam com o aumento da exploração de bauxita na região da Serra dos Carajás.
-VALE DO RIO TROMBETAS: Localiza-se no município de Oriximiná no Pará. É uma grande produtora de bauxita. Sendo a produção escoada pelo rio Amazonas e pelo Porto Trombetas é um distrito do município Oriximiná. No distrito há um cais de onde saem navios carregados de minério e por ele passa uma ferrovia (Estrada de Ferro Trombetas) responsável pelo transporte do minério na região. O projeto Trombetas, no qual estão presentes empresas como a Vale e Shell, consiste na extração, industrialização e exportação do mineral na região.
- QUADRILÁTERO FERRÍFERO/CENTRAL: Localiza-se em Minas Gerais, entre Belo Horizonte e Ouro Preto. É grande produtora de ferro, manganês, ouro e bauxita. A produção é escoada principalmente para a região Sudeste (apresenta muitas indústrias, que precisam de energia, fontes energéticas). A produção é escoada pela ferrovia do Aço até o Rio no porto de Vitória, onde é distribuída aos demais estados. A estrada de ferro Vitória-Minas (ferrovia de aço) leva os minerais até o Porto de Tubarão, em Vitória – ES, de onde será exportado para os principais parceiros comerciais brasileiros, como a China e Japão. Lá se encontra parte de duas das mais importantes bacias hidrográficas do estado, a do Rio Doce e a do Rio das Velhas e cidades como Ouro preto e Mariana (possui a maior concentração urbana, abrigando ainda as primeiras vilas coloniais afastadas do litoral, resultado da descoberta de ouro no local.
Outra forma de transporte que ajuda muito na movimentação do minério dentro do território brasileiro é o transporte por dutos ou minerodutos, já existente no Quadrilátero Ferrífero ligando Mariana e Anchieta. Além do mineroduto já existente, está em construção outro ligando o município de Alvorada de Minas ao Complexo Portuário de Açu.
- MACIÇO DO URUCUM: Localiza-se em Corumbá. É grande produtora de ferro, manganês (maior reserva do Brasil) e bauxita.
A região sudeste é a principal exportadora dos minerais dessa área enviado principalmente para o Japão e EUA. Sua produção só não é maior por causa de seu sistema de transporte precário. Sua produção é escoada pela hidrovia do rio Paraná e pela ferrovia Novo Oeste.
NÍQUEL - Goiás
ESTANHO - Rondônia
SAL - Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte
COBRE - Bahia
NIÓBIO - Minas Gerais
ESTANHO - Amazônia e Rondônia.
*Impactos sociais da mineração:
+Prostituição;
+Exploração do trabalho escravo;
+Crescimento acelerado e desordenado sem infraestrutura dos núcleos urbanos ;
+Conflitos entre garimpeiros, camponeses e índios;
+Transmissão de doenças por contaminação dos rios;
+ Alto índice de violência.
*Impactos ambientais da mineração:
+ Erosão dos solos
+Desmatamento para a implantação de áreas mineradoras
+Alteração da topografia
+Alteração dos cursos d'água
+Assoreamento de rios
+Contaminação dos solos
Obrigado, mas eu estou com uma dúvida: Por que a extração de minérios aumenta com o índice de prostituição?
ResponderExcluir